quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Brincando de Minority Report com a webcam


Lembra do filme Minority Report onde Tom Cruise movimentava figuras e objetos em uma tela apenas utilizando as mãos? Você tem uma webcam? Grande garoto, ponto pra você! Que tal usá-la para fazer o mesmo?

O pacote SDK (Software Development Kit) Touchless permite que o usuário crie rotinas que possam utilizar a webcam para mapear pontos em uma imagem, movimentando objetos e cursores na tela. A webcam captura os movimentos como em uma mesa digitalizadora usada para desenhos ou um monitor sensível ao toque, transferindo os movimentos para a imagem em tempo real.

 
 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=U3qyKs7wkXk]

 
 

 
 

Vamos brincar? Primeiro, faça o download do programa de demonstração (Touchless.zip) criado usando o SDK.

Depois, descompacte-o e execute o arquivo TouchlessDemo.exe. Caso você não possua uma webcam instalada no micro, infelizmente o programa nem se dará ao trabalho de abrir.

O programa abrirá com a imagem da webcam na tela, clique no botão Camera e ajuste a imagem da mesma. Aponte a webcam para um fundo branco para que o software reconheça melhor os pontos de referência.

Clique em Markers para criar os pontos que serão usados como referência para os movimentos, no caso, algum objeto em suas mãos. Use um objeto que possua uma cor chamativa, bem diferente da cor usada no fundo. Segure o objeto frente a câmera e clique no botão Add a new Maker.

A imagem então será congelada. Clique com o mouse no centro do objeto e arraste-o segurando o botão esquerdo até que o círculo vermelho esteja em torno do objeto e solte. Você acaba de criar o primeiro ponto de movimento. Depois, repita a operação novamente usando outro objeto de cor diferente ao do primeiro para criar mais pontos.

Depois de criar dois pontos, clique no botão Demo. Escolhendo a opção Start Draw Demo, você movimenta os objetos mapeados na frente da câmera e vai escrevendo no ar, usando o rastro do movimento.

Na opção Star Image Demo você pode manipular a imagem de um mapa, girando e aumentando ou diminuindo-a de tamanho apenas movimentado os pontos que você mapeou, como no Surface.

Dica: Se quiser brincar com outras imagens, basta salvá-las no formato GIF com o nome de Image.gif dentro da mesma pasta onde está o executável do programa, substituindo ou renomeando a imagem do mapa já existente.

No botão Start Snake Demo você comanda a cobrinha do jogo Snakes usando um dos pontos mapeados e no botão Start Defend Demo dá pra jogar o famoso ping pong entre as bolinhas, movimentando as duas raquetes com os pontos mapeados em frente a câmera.

Apesar de ser apenas uma demonstração, o fuçador mais avançado pode baixar o código-fonte do programa e as bibliotecas de desenvolvimento que controlam os movimentos e a webcam e desenvover programas cada vez mais complexos. É fácil notar as infinitas possibilidades deste tipo de aplicação.

Aproveitem, eu já me diverti muito por aqui brincando… dúvidas nos comentários!

Nenhum comentário: